Importância dos Treinamentos em Segurança do Trabalho

O treinamento em segurança o trabalho é uma ferramenta essencial para manter um ambiente de trabalho seguro e conscientizar os trabalhadores da importância em manter uma política de segurança ativa dentro da empresa.

Através dos treinamentos os colaboradores adquirem conhecimento técnico especializado para o desenvolvimento de suas atividades e aprendem a agir em caso de uma exposição ao risco ou de ocorrência de algum sinistro.

Mas por quê treinar a equipe?

O objetivo principal do treinamento da segurança do trabalho é evitar a ocorrência de acidentes, por meio de orientações aos trabalhadores sobre os cuidados a serem tomados diariamente durante o desenvolvimento de suas atividades laborais. Através dos treinamentos ele compreendem a importância de realizarem procedimentos de forma segura, a necessidade do uso das proteções coletivas e individuais, assim como sua correta utilização.

Por meio dos treinamentos os trabalhadores são conscientizados sobre os riscos os quais estão expostos, seus impactos na saúde e importância da sua participação para ajudar na promoção de um ambiente saudável e seguro.

A realização dos treinamentos em segurança do trabalho, além de ser uma obrigatoriedade prevista em nossa legislação, irá ajudar a construir e implementar a cultura prevencionista na organização.

E quais são as vantagens de uma equipe treinada?

O colaborador que percebe que sua empresa se preocupa com seu bem estar, investe em sua capacitação e principalmente em sua segurança, se torna parte integrante da organização, torna-se um multiplicador positivo dentro da equipe. E esse é o ponto chave a ser trabalhado.

Uma equipe treinada e engajada promove o ambiente seguro dentro da organização, pois além dos cuidados com os seus procedimentos laborais, eles passam a cuidar do entorno, do colega ao lado, criando um vínculo seguro entre eles, dessa forma, a cultura de prevenção começa a ser disseminada entre todos os envolvidos.

E as vantagens? Ah, são várias:

  • Prevenção de acidentes e doenças do trabalho
  • Implantação de uma cultura de segurança
  • Aumento da produtividade
  • Redução de afastamentos por acidentes
  • Redução de custos com acidentes de trabalho
  • Promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida
  • Promoção de um ambiente seguro
  • Conscientização da equipe
  • Prática de procedimentos seguros
  • Utilização de equipamentos coletivos e individuais
  • Melhoria da qualidade dos produtos/serviços

O investimento em treinamento trás consigo uma gama de fatores que irão impactar positivamente o desempenho da empresa, entretanto, a sua não realização pode ocasionar alguns transtornos de tirar o sono.

O que acontece se a equipe não for treinada?

O desempenho das atividades de uma empresa sem que os colaboradores envolvidos estejam treinados podem acarretar a ocorrência de acidentes. Esses acidentes podem ser um simples corte no dedo até uma fatalidade maior, como perda de vidas.

Além disso, a ocorrência de acidentes irá impactar substancialmente no FAP (Fator Acidentário de Prevenção) da empresa, uma vez que ele está vinculado ao numero de acidentes ocorridos na empresa, ou seja, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais.

E ainda, conforme mencionado acima, os treinamentos estão previstos na legislação brasileira, e o seu descumprimento pode ocasionar autuação trabalhista.

Essas questões comprometem a imagem da empresa não só perante os colaboradores, mas também a sociedade, pois passa a ideia de descaso com a saúde e segurança do trabalhador, dificultando assim, o engajamento da equipe com a organização.

Você compreendeu agora a importância de realizar os treinamentos em segurança do trabalho pra os funcionários de sua empresa? Uma boa cultura de prevenção só é implementada se tiver a colaboração e a participação e todos os envolvidos.

Deixe uma resposta