Trabalho em máquinas e equipamentos - NR 12

Reciclagem

Objetivo

Capacitar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, de forma a resguardar a sua saúde e a integridade física.

Público alvo

Colaboradores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos; demais interessados ou profissionais da área de segurança do trabalho.

Conteúdo

• Descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;
• Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas;
• Como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;
• O que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada;
• Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;
• Segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;
• Método de trabalho seguro;
• Permissão de trabalho;
• Sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

 

Certificado

Ao término dos treinamentos será emitido certificado para os participantes contendo o nome e assinatura do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, data, local de realização do treinamento, nome e qualificação dos instrutores e assinatura do responsável técnico do treinamento. Será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo as mesmas informações, incluindo a relação de participantes.

Obrigatoriedade Legal

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Item 12.16.2 Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta NR, para a prevenção de acidentes e doenças.

Item 12.16.8 Deve ser realizada capacitação para reciclagem do trabalhador sempre que ocorrerem modificações significativas nas instalações e na operação de máquinas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho, que impliquem em novos riscos.