Treinamento admissionais e periódicos - NR 18

Objetivo

Capacitar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho em todas as etapas da obra, visando garantir a execução de suas atividades com segurança, e assegurar a sua saúde e a integridade física.

Público alvo

Colaboradores que atuam na indústria da construção; demais interessados ou profissionais da área de segurança do trabalho.

Conteúdo

• Informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho;
• Riscos inerentes a sua função;
• Uso adequado dos equipamentos de proteção individual – EPI;
• Informações sobre os equipamentos de proteção coletiva – EPC, existentes no canteiro de obra.

Certificado

Ao término dos treinamentos será emitido certificado para os participantes contendo o nome e assinatura do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, data, local de realização do treinamento, nome e qualificação dos instrutores e assinatura do responsável técnico do treinamento. Será emitido um certificado para a empresa contratante, contendo as mesmas informações, incluindo a relação de participantes.

Obrigatoriedade Legal

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Item 18.28.1 Todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança.

Item 18.28.3 O treinamento periódico deve ser ministrado: a) sempre que se tornar necessário; b) ao início de cada fase da obra.